Em maio de 2008 a Secretaria Municipal de Educação-SEMEC aderiu ao Programa TONOMUNDO e organizou um curso de formação para professores e técnicos de alguns setores da Secretaria, em especial a equipe do NIED, a fim de implementarem o programa nas 21 escolas selecionadas pela Secretaria.
Este primeiro grupo, identificado como Formadores Mediadores (FM), é responsável por avaliar o processo de implementação do Tonomundo nas escolas selecionadas, bem como pela formação dos professores de Salas de Informática dessas escolas, chamados de Formadores Mediadores Locais (FML).
A formação dos FM foi realizada pelas professoras Mª Claudia Regis, Heloisa Steffen e Silvia Fichmann, da Escola do Futuro da USP, e da educadora especialista em Transdiciplinaridade, Maria F. de Mello, do CETRANS.
A transdisciplinaridade visa articular uma nova compreensão da realidade entre e para além das disciplinas especializadas. A transD é uma abordagem que passa entre, além e através das disciplinas, numa busca de compreensão da complexidade.
Em agosto a equipe do NIED iniciou a Formação Presencial Tonomundo para Formadores Mediadores Locais (FML), contando para isso com a colaboração dos FM do Grupo Base. A Formação acontecerá sempre nas H.P. (horas pedagógicas - veja mais aqui ) dos professores e se estenderá até o dia 17/10. A expectativa dos envolvidos na ação é muito grande, uma vez que conseguem perceber que o projeto é uma experiência que integra escola, família e comunidade através das novas tecnologias em telecomunicações.
Origem do Tonomundo
O programa Tonomundo foi criado pela empresa de telefonia OI em 2000, e hoje é desenvolvido pelo Instituto Oi Futuro em pareceria com a Escola do Futuro, Núcleo de Pesquisada Universidade de São Paulo (USP). O programa surge como uma iniciativa que busca reverter os altos índices de exclusão digital no Brasil, já apontados a partir de 2000.
Mais que um programa de inclusão digital, o Tonomundo é uma experiência de integração escola, família e comunidade através das novas tecnologias em telecomunicações, sendo pioneiro no Brasil no desafio e na experiência de implementar uma das maiores Comunidades Virtuais de Escolas de todo o território nacional. Visa com isso a inclusão social e digital de seus participantes, a formação pedagógica transdisciplinar de educadores, a utilização da tecnologia como ferramenta educacional e a dinamização e a consolidação de uma Comunidade Virtual.