20 janeiro 2021

Nova coordenação do NIED

    
        No dia 19/01/21, a Diretora de Educação da Semec, Dorilene Pantoja Melo, esteve no Núcleo de Informática Educativa - NIED/SEMEC para oficializar a posse do novo coordenador, Geldes Castro.

Em reunião com a equipe do Núcleo, composta por formadores pedagógicos e quadro técnico-operacional, a Diretora de Educação destacou os esforços realizados neste 12 primeiros dias de trabalho da nova gestão. Apesar do tempo ainda tão curto, os espaços da Secretaria e suas equipes foram todos visitados, inclusive o próprio Nied, nos primeiros dias da gestão. Vários encontros já foram realizados: com as diversas equipes, com diretores e coordenadores pedagógicos da rede, além dos atendimentos realizados na sede, de servidores que procuraram espontaneamente a gestão.


    Estas ações ocorreram, principalmente, no sentido de acolher as demandas dos servidores e das equipes, reunir com os mais diversos segmentos e, assim, promover a dialogicidade - princípio da educação freireana que envolve dimensões existenciais, ético-políticas e metodológicas. Afinal,


O respeito à autonomia e à dignidade de cada um é um imperativo ético e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros. (...) A dialogicidade verdadeira, em que os sujeitos dialógicos aprendem e crescem na diferença, sobretudo, no respeito a ela, é a forma de estar sendo coerentemente exigida por seres que, inacabados, assumindo-se como tais, se tornam radicalmente éticos (FREIRE, 2007, p. 60).

As novas diretrizes se refletem também no processo de escolha da coordenação do Nied, privilegiando o quadro interno e em diálogo com os servidores. A decisão expressa o respeito à autonomia das equipes e valorização da experiência da própria rede, sempre em interlocução com a base. Construindo coletivamente, o trabalho procura potencializar os princípios de colaboração, união, organização e valorização da diversidade cultural, próprios da teoria dialógica freireana.




Referência:

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36e. São Paulo: Paz e Terra, 2007.