24 setembro 2021

Nied participa das celebrações do Centenário de Paulo Freire


    O patrono da educação brasileira, Paulo Freire, completaria 100 anos de vida em 19 de setembro de 2021. O Nied se somou às ações comemorativas ao centenário natalício do educador, participando da Sessão Especial da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), nesta sexta-feira, dia 24 de setembro, no turno da tarde.

Representantes da Rede Municipal de Educação
Foto: Ascom/SEMEC

    Na Prefeitura de Belém, o Grupo de Trabalho “Centenário de Paulo Freire: Belém, cidade alfabetizada e educadora” foi instituído pela Portaria 001/2021, que define sua composição e finalidades.

    Os objetivos relacionados à promoção da alfabetização visam declarar Belém território livre do analfabetismo, a partir da execução do Plano de Alfabetização de Belém. Mas o Grupo de Trabalho ainda prevê ações de "planejar, organizar, realizar, acompanhar e avaliar ações alusivas ao Centenário de Paulo Freire na cidade de Belém e afirmar o legado de Paulo Freire e da educação popular como matriz de referência para as políticas educacionais em Belém, em diálogo com outras concepções emancipatórias de educação". As programações vem acontecendo desde janeiro e a Sessão Especial da Alepa foi uma das iniciativas que contou com a participação do Nied.

    Internamente, o Nied vem trabalhando as articulações do pensamento freireano com as tecnologias, na perspectiva dialógica e emancipatória. Nossos momentos formativos acontecem de maneiras diversas: com a equipe de formadores, com os professores das SIEs, com os coordenadores pedagógicos das escolas e em eventos abertos à toda rede e ao público em geral. Acreditamos no potencial transformador da educação e reafirmamos nosso compromisso com uma prática libertária, includente e socialmente comprometida, Paulo Freire vive!!