A 25ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes acontece de 27 de agosto a 04 de setembro de 2022. Após a suspensão do evento, no período da pandemia, a ação volta a acontecer no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, utilizado como Hospital de Campanha de abril de 2020 até outubro de 2021. Nesta edição, os homenageados são a cantora, compositora e poetisa, Dona Onete, e o escritor, jornalista e roteirista, Edyr Augusto Proença. O evento contempla, em suas "multivozes", as Vozes dos Homenageados, Vozes do Escritor Paraense, Vozes da Inclusão, Vozes da Cultura Popular, Vozes da Memória e do Patrimônio, Vozes da Infância, Vozes da Inovação, Vozes Urbanas e Vozes da Amazônia.
A programação do Nied no stand da Semec acontece no dia 30/08, 3ª feira, das 9h às 21h, com as atividades de Robótica, Programação com "lightbot" e “scratch”, Interação com o Linux Educacional - “GCompris” e Oficina de Digital Storytelling.
As atividades de Robótica envolvem interação com a linguagem de programação para instigar o visitante a desenvolver o raciocínio lógico e utilizar o pensamento computacional para planejar e programar um robô a executar uma série de procedimentos capazes de resolver problemas a partir de um conjunto de missões. O projeto utiliza o kit de robótica composto por diversas peças, sensores e motores, que são gerenciados por um microcontrolador programável. No contexto educacional, a atividade permite que os educandos desenvolvam o seu protagonismo e tenham a oportunidade de desenvolver sua criatividade com a montagem de projetos de autoria própria. Os alunos das escolas municipais Nestor Nonato e Manuela Freitas irão fazer algumas demonstrações das suas produções de programação.
Na Programação com "lightbot" e “scratch” acontece a apresentação e interação lúdica com a lógica de programação no processo educativo, englobando as competências necessárias para o amadurecimento da capacidade de resolver problemas com ou sem o uso de computador. As atividades estimulam o raciocínio lógico e a utilização do pensamento computacional para o engajamento e a resolução de problemas. O “Lightbot” é um jogo educativo através do qual o usuário programa o “robô de luz” para cumprir diversas missões, utilizando códigos para pular, andar para frente, virar à direita, virar à esquerda, acender a luz que dá nome ao personagem. “Scracht” é uma proposta de computação criativa, que propõe o desenvolvimento de projetos de programação, estimulando a aprendizagem curiosa, criativa e engajada ao longo da vida.
A Interação com o Linux Educacional - “GCompris” acontece através da plataforma de jogos educativos, a interação ativa com o programa “GCompris” estimula de forma lúdica habilidades como reconhecimento de letras e números, uso do mouse e teclado, treinamento de álgebra básica, leitura de tempo, desenho de vetores, aprendizado de idiomas, entre outros. A utilização do “GCompris” permite ainda o acesso a um processador de texto simples, ferramenta de animação, ábaco e diversos outros recursos educacionais apresentados de forma simples, intuitiva e de rápida utilização, adequada ao formato de visitação ao estande na Feira do Livro.
A proposta do Digital Storytelling é a de desafiar os visitantes da Feira a gravarem um vídeo contando uma história que ensine algo e, apresentar, principalmente a visitantes professores, uma metodologia de contação de história que é capaz de chamar atenção, envolver e promover a interdisciplinariedade. Tudo isso utilizando ferramentas tecnológicas, como tablets, desktops, câmeras digitais e/ou smartphones. A oficina, desta maneira, se articula com as mídias sociais e atividade de produção de conteúdo para as mesmas.
Na edição anterior do evento, a 24ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, ocorrida de 01 a 05 de dezembro de 2021 na Arena Guilherme Paraense - Mangueirinho, o Nied apresentou ações e aplicações de informática educativa. Como uma pequena mostra de sua atuação, o Núcelo oportunizou ao público presente no stand da Semec o acesso guiado ao GCompris e experimentações com robótica. O público presente no stand participou ativamente da programação, o que deve se repetir na edição atual, no espaço do Hangar. Venha conosco acompanhar presencialmente nossas atividades!
Programação do Nied no stand |
Visitantes explorando o GCompris |
Participantes das atividades de robótica |
Interação com robôs e a linguagem de programação |