18 outubro 2023

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O SEMINÁRIO COMPARTILHANDO SABERES 2023



Na perspectiva de valorizar e provocar a troca de saberes entre professores da Rede Municipal de Belém, o Centro Educacional de Inovaçção Tecnológica e Computacional de Belém - CETEC promove, nos dias 11 e 12 de dezembro de 2023, a sétima edição do Seminário Compartilhando Saberes. Neste ano, o Seminário acontecerá concomitante ao XX Diálogo de Saberes da SEMEC.

A lógica do compartilhamento remonta à perspectiva da produção colaborativa, em interações que respeitam, reconhecem e destacam as habilidades e competências de cada membro da equipe. O avanço tecnológico proporcionou à sociedade contemporânea o compartilhamento de um volume de informações e conhecimentos sem precedentes. Mudou a maneira de se apropriar do conhecimento. É preciso “arrumar” a cabeça para saber onde encontrar, como encontrar e como compartilhar conhecimentos

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

A Comissão Organizadora do Seminário Compartilhando Saberes 2023, torna pública a abertura das inscrições para os interessados em apresentar trabalhos científicos neste Seminário, a ser realizado nos dias 11 e 12 de dezembro, no Hangar - Centro de Convenções e Eventos da Amazônia, Belém - PA. O evento faz parte do 20º Diálogo de Saberes, realizado pela Rede Municipal de Ensino de Belém.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. Os trabalhos científicos a serem inscritos devem estar sob a conformação de Relato de Experiência, apresentado na forma de Comunicação Oral (relato de experiência) ou Pesquisa em Tecnologias na Educação, enquadrando-se na área da educação e tecnologia.

2. Todos os demais autores do trabalho a ser submetido devem, obrigatoriamente, estar inscritos no Seminário Compartilhando Saberes 2023 até o encerramento das inscrições.

3. Dúvidas referentes aos trabalhos científicos devem ser dirigidas ao e-mail: dialogodesaberes@semec.belem.pa.gov.br

DO CALENDÁRIO GERAL



DA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

1. A submissão deve ser realizada até a data indicada no Calendário Geral, mediante o envio do trabalho em formulário específico, disponível no endereço eletrônico do evento (https://sites.google.com/semec.belem.pa.gov.br/xxdialogosdesaberes/in%C3%ADcio), contendo as seguintes informações:

a. Nome do autor (e co-autor, se houver) do trabalho por extenso (nome seguido de sobrenome) e seu respectivo e-mail;

b. Instituição;

c. Título do trabalho;

d. Palavras-chave;

e. Formato DOC, DOCX ou ODT.

2. Cada trabalho deve ter, no máximo, 02 (dois) autores;

3. Para a submissão do(s) trabalho(s), o autor deverá enviar o(s) resumo(s) expandidos para o formulário específico;

4. O trabalho deverá ser escrito no template disponibilizado no site (baixe aqui)

5. Cada autor poderá inscrever até 02 trabalhos;

6. No ato da inscrição deverá ser anexado o trabalho no formulário, seguindo as orientações do item 05;

7. O trabalho com mais de um autor deverá ser inscrito apenas uma vez.

SOBRE A ESTRUTURA DO TRABALHO (Comunicação oral e Pesquisa em Tecnologias na Educação)

1. Os trabalhos serão analisados pela Comissão Científica do evento;

2. Os autores são responsáveis pelo contexto científico, aspectos legais, textuais e a consequente formatação dos trabalhos submetidos;

3. O trabalho deverá ser submetido em português;

4. Fonte Arial 12, espaçamento 1,5, justificado;

5. Deve conter 3 palavras-chave separadas por vírgulas;

6. Os trabalhos aprovados NÃO serão corrigidos ou revistos pela Comissão Científica do congresso e serão apresentados exatamente na forma como submetidos, sendo de exclusiva responsabilidade dos autores a correta redação;

7. As estruturas dos resumos devem estar de acordo com os itens a seguir, sendo específicas para cada conformação do trabalho: Título; Introdução; Objetivos; Metodologia; Resultados e Discussões; Considerações Finais; Referências.

8. O título do trabalho deve ser objetivo e informativo, permitindo a apreciação do assunto abordado no trabalho e, não deve conter abreviaturas;

9. Caso o trabalho não atenda as especificações contidas no presente edital, a comissão julgadora poderá pedir alterações e/ou revisão do texto;

10. Os trabalhos deverão ser submetidos no template. Para fazer o download, clique aqui.

11. Os trabalhos aprovados serão dulgados no site do evento https://niedbelem.blogspot.com/2023/10/seminario-compartilhando-saberes-2023_18.html.

SOBRE O CATEGORIA PESQUISA EM TECNOLOGIAS NA EDUCAÇAO

1. Essa categoria é voltada para educadores que desejam apresentar pesquisas relacionadas à tecnologia na educação.
2. Os trabalhos nessa categoria serão apresentados como Ensaio teórico ou Resenha devem ser baseados em pesquisa teórica, revisão da literatura ou pesquisas empíricas.

2.1 Ensaio Teórico: Exploração Conceitual: Permite uma exploração mais profunda de conceitos e teorias relacionados à tecnologia na educação. Análise Crítica: Oferece a oportunidade de analisar e avaliar criticamente abordagens, tendências e questões emergentes na área. Contribuição Teórica: Contribui para o desenvolvimento de novos quadros teóricos e perspectivas na área da tecnologia educacional.
2.2 Resenha: Síntese e Avaliação: Permite sintetizar e avaliar pesquisas e literatura existente sobre um tópico específico relacionado à tecnologia na educação. Orientação para Prática: Pode fornecer caminhos práticos e recomendações com base na revisão da literatura.
Atualização e Visão Geral: Ajuda os leitores a se manterem atualizados sobre as tendências e desenvolvimentos recentes na área.
3. A estrutura do trabalho deve incluir os elementos de um artigo de pesquisa, como título, introdução, revisão da literatura, desenvolvimento, discussão e conclusão, referências.

EIXOS TEMÁTICOS

Eixo 1 - Multimídias, multimeios e educação
Ementa: Este eixo se concentra na integração de várias formas de mídia e tecnologias na educação, explorando como a utilização de recursos multimídia e multimeios pode enriquecer o processo de ensino e aprendizagem.

Eixo 2 - Robótica e sustentabilidade 
Ementa: Neste eixo, a ênfase está na exploração das aplicações da robótica na promoção da sustentabilidade; envolvendo o uso de robótica e automação para abordar questões relacionadas ao meio ambiente, eficiência energética e desenvolvimento sustentável.

Eixo 3 - Cultura, diversidade e inclusão
Ementa: Destaca a importância da valorização da diversidade cultural e da inclusão na educação. Ele aborda como a educação pode ser enriquecida ao incorporar elementos culturais diversos e garantir que todos os alunos, independentemente de sua origem, tenham igualdade de acesso e participação.

Eixo 4 - Objetos educacionais digitais
Ementa: Neste eixo, o foco está na criação, uso e avaliação de objetos educacionais digitais; envolvendo o desenvolvimento de recursos digitais, como aplicativos, jogos e simulações, que são projetados para melhorar a experiência de ensino e aprendizagem.

Eixo 5 - Linguagens, comunicação e informação
Ementa: Aborda a importância das linguagens, comunicação e informação na educação. Ele explora como a comunicação eficaz, a alfabetização digital e a compreensão das diferentes linguagens (escrita, visual, digital, etc.) são fundamentais para a educação no mundo contemporâneo.

DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
1. A programação do evento será divulgada no endereço eletrônico https://niedbelem.blogspot.com/2023/10/seminario-compartilhando-saberes-2023_18.html. Com chamadas nas mídias sociais do CETEC, dentro dos prazos descritos no Calendário Geral; 2. Os autores deverão procurar a Comissão Organizadora no dia do evento e no horário previamente estabelecido para receber as informações pertinentes às apresentações. 3. Os autores apresentadores de trabalhos selecionados para apresentação oral deverão enviar por e-mail, para cópia do arquivo da apresentação pela comissão organizadora. 5. O autor deve comparecer 15 minutos antes do horário da sua apresentação, que estará indicado na lista de apresentações que será divulgada na entrada do evento e disponibilizada no endereço eletrônico especificado acima; 6. O autor terá 10 minutos para apresentar seu trabalho, seguido de debate com duração de até 5 minutos, totalizando 15 minutos para apresentação e discussão trabalho; 7. A cronometragem da apresentação é de responsabilidade dos membros da Comissão Organizadora; 8. As dúvidas e itens omissos serão esclarecidos e/ou definidos pela Comissão Científica do evento

CERTIFICAÇÃO

1. Será fornecido certificado de 20 horas aos participantes que obtiverem 75% de participação no evento. Aos expositores, além do certificado de participação, receberão certificados pela apresentação dos trabalhos. Todos os certificados serão enviados para o e-mail cadastrado na inscrição.

COMISSÃO CIENTÍFICA

Prof. Geldes de Campos Castro Prof.ª Letícia Carneiro da Conceição Prof. Marcos Vinícius Lima