Na perspectiva de valorizar e provocar a troca de saberes entre professores da Rede Municipal de Belém, o Centro Educacional de Inovaçção Tecnológica e Computacional de Belém - CETEC promove, nos dias 11 e 12 de dezembro de 2023, a sétima edição do Seminário Compartilhando Saberes. Neste ano, o Seminário acontecerá concomitante ao XX Diálogo de Saberes da SEMEC.
A lógica do compartilhamento remonta à perspectiva da produção colaborativa, em interações que respeitam, reconhecem e destacam as habilidades e competências de cada membro da equipe. O avanço tecnológico proporcionou à sociedade contemporânea o compartilhamento de um volume de informações e conhecimentos sem precedentes. Mudou a maneira de se apropriar do conhecimento. É preciso “arrumar” a cabeça para saber onde encontrar, como encontrar e como compartilhar conhecimentos
CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
A Comissão Organizadora do Seminário Compartilhando Saberes 2023, torna pública a abertura das inscrições para os interessados em apresentar trabalhos científicos neste Seminário, a ser realizado nos dias 11 e 12 de dezembro, no Hangar - Centro de Convenções e Eventos da Amazônia, Belém - PA. O evento faz parte do 20º Diálogo de Saberes, realizado pela Rede Municipal de Ensino de Belém.
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1. Os trabalhos científicos a serem inscritos devem estar sob a conformação de Relato de Experiência, apresentado na forma de Comunicação Oral (relato de experiência) ou Pesquisa em Tecnologias na Educação, enquadrando-se na área da educação e tecnologia.
2. Todos os demais autores do trabalho a ser submetido devem, obrigatoriamente, estar inscritos no Seminário Compartilhando Saberes 2023 até o encerramento das inscrições.
3. Dúvidas referentes aos trabalhos científicos devem ser dirigidas ao e-mail: dialogodesaberes@semec.belem.pa.gov.br
DO CALENDÁRIO GERAL
DA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS
a. Nome do autor (e co-autor, se houver) do trabalho por extenso (nome seguido de sobrenome) e seu respectivo e-mail;
b. Instituição;
c. Título do trabalho;
d. Palavras-chave;
e. Formato DOC, DOCX ou ODT.
2. Cada trabalho deve ter, no máximo, 02 (dois) autores;
3. Para a submissão do(s) trabalho(s), o autor deverá enviar o(s) resumo(s) expandidos para o formulário específico;
4. O trabalho deverá ser escrito no template disponibilizado no site (baixe aqui)
5. Cada autor poderá inscrever até 02 trabalhos;
6. No ato da inscrição deverá ser anexado o trabalho no formulário, seguindo as orientações do item 05;
7. O trabalho com mais de um autor deverá ser inscrito apenas uma vez.
SOBRE A ESTRUTURA DO TRABALHO (Comunicação oral e Pesquisa em Tecnologias na Educação)
1. Os trabalhos serão analisados pela Comissão Científica do evento;
2. Os autores são responsáveis pelo contexto científico, aspectos legais, textuais e a consequente formatação dos trabalhos submetidos;
3. O trabalho deverá ser submetido em português;
4. Fonte Arial 12, espaçamento 1,5, justificado;
5. Deve conter 3 palavras-chave separadas por vírgulas;
6. Os trabalhos aprovados NÃO serão corrigidos ou revistos pela Comissão Científica do congresso e serão apresentados exatamente na forma como submetidos, sendo de exclusiva responsabilidade dos autores a correta redação;
7. As estruturas dos resumos devem estar de acordo com os itens a seguir, sendo específicas para cada conformação do trabalho: Título; Introdução; Objetivos; Metodologia; Resultados e Discussões; Considerações Finais; Referências.
8. O título do trabalho deve ser objetivo e informativo, permitindo a apreciação do assunto abordado no trabalho e, não deve conter abreviaturas;
9. Caso o trabalho não atenda as especificações contidas no presente edital, a comissão julgadora poderá pedir alterações e/ou revisão do texto;
10. Os trabalhos deverão ser submetidos no template. Para fazer o download, clique aqui.
SOBRE O CATEGORIA PESQUISA EM TECNOLOGIAS NA EDUCAÇAO
1. Essa categoria é voltada para educadores que desejam apresentar pesquisas relacionadas à tecnologia na educação.
2. Os trabalhos nessa categoria serão apresentados como Ensaio teórico ou Resenha devem ser baseados em pesquisa teórica, revisão da literatura ou pesquisas empíricas.
2.1 Ensaio Teórico:
Exploração Conceitual: Permite uma exploração mais profunda de conceitos e teorias relacionados à tecnologia na educação.
Análise Crítica: Oferece a oportunidade de analisar e avaliar criticamente abordagens, tendências e questões emergentes na área.
Contribuição Teórica: Contribui para o desenvolvimento de novos quadros teóricos e perspectivas na área da tecnologia educacional.
2.2 Resenha:
Síntese e Avaliação: Permite sintetizar e avaliar pesquisas e literatura existente sobre um tópico específico relacionado à tecnologia na educação.
Orientação para Prática: Pode fornecer caminhos práticos e recomendações com base na revisão da literatura.
Atualização e Visão Geral: Ajuda os leitores a se manterem atualizados sobre as tendências e desenvolvimentos recentes na área.
3. A estrutura do trabalho deve incluir os elementos de um artigo de pesquisa, como título, introdução, revisão da literatura, desenvolvimento, discussão e conclusão, referências.
EIXOS TEMÁTICOS
Eixo 1 - Multimídias, multimeios e educação
Ementa: Este eixo se concentra na integração de várias formas de mídia e tecnologias na educação, explorando como a utilização de recursos multimídia e multimeios pode enriquecer o processo de ensino e aprendizagem.
Eixo 2 - Robótica e sustentabilidade
Ementa: Neste eixo, a ênfase está na exploração das aplicações da robótica na promoção da sustentabilidade; envolvendo o uso de robótica e automação para abordar questões relacionadas ao meio ambiente, eficiência energética e desenvolvimento sustentável.
Eixo 3 - Cultura, diversidade e inclusão
Ementa: Destaca a importância da valorização da diversidade cultural e da inclusão na educação. Ele aborda como a educação pode ser enriquecida ao incorporar elementos culturais diversos e garantir que todos os alunos, independentemente de sua origem, tenham igualdade de acesso e participação.
Eixo 4 - Objetos educacionais digitais
Ementa: Neste eixo, o foco está na criação, uso e avaliação de objetos educacionais digitais; envolvendo o desenvolvimento de recursos digitais, como aplicativos, jogos e simulações, que são projetados para melhorar a experiência de ensino e aprendizagem.
Eixo 5 - Linguagens, comunicação e informação
Ementa: Aborda a importância das linguagens, comunicação e informação na educação. Ele explora como a comunicação eficaz, a alfabetização digital e a compreensão das diferentes linguagens (escrita, visual, digital, etc.) são fundamentais para a educação no mundo contemporâneo.
DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
1. A programação do evento será divulgada no endereço eletrônico https://niedbelem.blogspot.com/2023/10/seminario-compartilhando-saberes-2023_18.html. Com chamadas nas mídias sociais do CETEC, dentro dos prazos descritos no Calendário Geral;
2. Os autores deverão procurar a Comissão Organizadora no dia do evento e no horário previamente estabelecido para receber as informações pertinentes às apresentações.
3. Os autores apresentadores de trabalhos selecionados para apresentação oral deverão enviar por e-mail, para cópia do arquivo da apresentação pela comissão organizadora.
5. O autor deve comparecer 15 minutos antes do horário da sua apresentação, que estará indicado na lista de apresentações que será divulgada na entrada do evento e disponibilizada no endereço eletrônico especificado acima;
6. O autor terá 10 minutos para apresentar seu trabalho, seguido de debate com duração de até 5 minutos, totalizando 15 minutos para apresentação e discussão trabalho;
7. A cronometragem da apresentação é de responsabilidade dos membros da Comissão Organizadora;
8. As dúvidas e itens omissos serão esclarecidos e/ou definidos pela Comissão Científica do evento
CERTIFICAÇÃO
1. Será fornecido certificado de 20 horas aos participantes que obtiverem 75% de participação no evento. Aos expositores, além do certificado de participação, receberão certificados pela apresentação dos trabalhos. Todos os certificados serão enviados para o e-mail cadastrado na inscrição.
COMISSÃO CIENTÍFICA
Prof. Geldes de Campos Castro
Prof.ª Letícia Carneiro da Conceição
Prof. Marcos Vinícius Lima