Olimpíada e Paralimpíada Matematicando 2024
Esta semana, de 10 a 14 de junho de 2024, realizamos a primeira fase da Olimpíada e Paralimpíada Matematicando. Este é um Projeto do Programa Ver-a-Tech, da Prefeitura Municipal de Belém, encaminhado pela Rede Municipal de Educação, sob a organização do Centro Educacional de Inovação Tecnológica e Computacional de Belém, o CETEC. São parceiros do CETEC o Centro de Referência em Inclusão Educacional “Gabriel Lima Mendes”, o CRIE, a Coordenação de Educação de Jovens Adultos e Idosos, a COEJAI e a Inteceleri Tecnologia para Educação.
Ao todo, foram inscritas 92 escolas da Rede Municipal de Belém, perfazendo um total de 39.077 estudantes que realizarão o evento, superando a nossa meta inicial que era de 25.000. Só para comparar, tivemos um aumento de mais de 100% do número de estudantes em relação ao ano anterior, 2023, que foi de 15.703 estudantes inscritos.
A Olimpíada e Paralimpíada Matematicando não é uma simples competição de estudantes para aferir quem “se sai melhor” no certame. Trata-se de um movimento de incentivo à aprendizagem da Matemática de forma lúdica e que desperte o interesse e o espírito de cooperação entre os estudantes. Não precisa de uma preparação prévia ou elaboração de atividades voltadas e com foco na competição. Não que não trabalhemos com os estudantes que em determinados momentos da vida, principalmente, profissional, concorrer será uma exigência, como entrar na Universidade, participar de um concurso público etc. Mas, neste momento, queremos enfatizar a importância da cooperação na aprendizagem, do tipo: “eu posso te ajudar nisso”, “a gente chega melhor ao resultado dessa forma” e assim por diante. Aprender com os pares é a grande sacada. Nas palavras da Professora Socorro Gomes, Diretora da Escola Alfredo Chaves: “a importância para a escola é o desenvolvimento da aprendizagem dos nossos alunos, porque envolve toda a escola. Essa participação deles, esse movimento dentro da escola é muito relevante. Para os estudantes é muito importante estarem participando, estudando, eles se esforçam... Há também a conscientização do professor em sala de aula em usar os resultados como diagnóstico para a aprendizagem e assim a gente saber o que fazer diante das dificuldades”.
![]() |
Estudantes da Escola Pedro Demo, na ilha de Caratateua |
A Olimpíada conta ainda com a contribuição a partir dos usos do Aplicativo Geometa, dos óculos de realidade virtual e demais aplicações que podem ser solicitadas ao CETEC pelos professores regentes, bastando apenas que elaborem um projeto simples de aplicação e uso desses dispositivos.
A segunda etapa e a final devem ocorrer no segundo semestre. Até lá, nossos estudantes, professores, coordenadores e gestores estarão envolvidos na contínua tarefa de transformar a Matemática em uma atividade divertida e com resultados positivos para a aprendizagem. Qualquer dúvida ou necessidade, é só acessar a equipe de professores do CETEC que estão à disposição dos professores, coordenadores e gestores escolares.