Amanhã, dia 14 de novembro de 2024, acontecerá a etapa final da II Olimpíada e Paralimpíada Matematicando, realizada na Escola Walter Leite Caminha. Esta ação, parte do Programa Ver-a-Tech, tem sido um marco na formação matemática de estudantes da Rede Municipal de Belém, promovendo uma metodologia inovadora e inclusiva para o ensino da matemática.
Objetivos da Olimpíada e Etapas Realizadas
A Olimpíada Matematicando busca estimular o interesse pela matemática por meio de c
ompetições que integram teoria e prática, utilizando uma abordagem lúdica e contextualizada. O evento é dividido em quatro etapas:
Classificatória: Testes de operações básicas aplicados em cada escola participante.
Geometria: Foco em conceitos de geometria plana e espacial, alinhados à BNCC.
Desafio de Cálculo Mental (DCM): Prova com questões de cálculo mental que desafiam o raciocínio rápido.
Final: Realizada via aplicativo Matematicando, que utiliza cores e ferramentas interativas para auxiliar no aprendizado.
Cada etapa é cuidadosamente planejada para desenvolver habilidades como resolução de problemas, interpretação de dados e raciocínio lógico, essenciais para a formação de alunos críticos e analíticos.
Alcance e Participação das Escolas
Em 2024, o evento contou com a participação de 96 escolas, um crescimento expressivo em comparação ao ano anterior. Essa ampla adesão reflete o engajamento das instituições de ensino e a importância do projeto na Rede Municipal. Em paralelo à Olimpíada, o CETEC também promoveu atividades presenciais de matemática, envolvendo 1.394 alunos em oficinas e aulas práticas, utilizando aplicativos como o GeoMeta e o próprio Matematicando.
Impacto Pedagógico
Os resultados da primeira edição mostraram uma evolução nos índices de desempenho dos alunos participantes. Em termos de IDEB e proficiência em matemática, os alunos de anos iniciais e finais do ensino fundamental apresentaram melhorias notáveis. No ensino fundamental menor, o IDEB subiu de 4,9 para 5, enquanto no fundamental maior, a proficiência apresentou uma leve variação. Esse progresso indica que a metodologia adotada pela Matematicando está contribuindo para o desenvolvimento das competências matemáticas dos estudantes.
Inclusão e Ensino de Qualidade
Além dos aspectos pedagógicos, a Olimpíada promove um espaço inclusivo para todos os alunos, incluindo aqueles com necessidades especiais, destacando a importância da igualdade de oportunidades no aprendizado da matemática. A realização da Paralimpíada, junto à Olimpíada, reforça esse compromisso com a educação inclusiva e integral.
A Importância Pedagógica da Matematicando
Ao incorporar uma abordagem prática e interativa, a Olimpíada Matematicando faz com que o ensino da matemática vá além da sala de aula, permitindo que os alunos vejam a disciplina como uma ferramenta para resolver problemas reais. Esse é um passo fundamental para formar cidadãos preparados para enfrentar os desafios do século XXI.